sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

YOGA X ANSIEDADE

Escolhas demais, informações demais, expectativas demais e tempo de menos. Todos esses fatores e muito mais da vida moderna vêm dando a sensação de que não vamos dar conta de tudo. Quando todas as coisas boas da vida se tornam motivo de preocupação, é sinal de que algo está errado e aí surge a famosa e desesperadora ANSIEDADE que nos acomete no dia-a-dia, podendo chegar a níveis mais altos, desencadeando até mesmo em uma DEPRESSÃO.
Primeiramente, cabe esclarecer O QUE É ANSIEDADE. Este desequilíbrio que vem abrangendo a maioria das pessoas de forma indiscriminada é o sentimento típico de quem vive no futuro, se preocupando com as coisas que ainda vão acontecer. E que, se estamos vivos hoje, é à ansiedade que devemos agradecer, porque nos fez ser mais cautelosos durante séculos e séculos de evolução. Todos os tipos de ansiedade podem ser tratados com YOGA, mas que, por mais que eles atrapalhem o trabalho, o namoro, as coisas boas da vida e acabem com a sua paciência no trânsito, nem sempre é bom se livrar deles. Dá para conviver com a ansiedade pacificamente - e é isso que vai fazer a diferença na hora de reconhecer que nem tudo precisa ser motivo de preocupação o tempo todo.
Para ter-se ideia de como a ANSIEDADE é considerada pela sociedade, basta saber que há mais de 300 mil livros e 100 mil artigos médicos sobre o assunto, e o número aumenta todos os dias. Oito em cada 10 trabalhadores apresentam algum sintoma de ansiedade ao longo da carreira, segundo pesquisa de uma associação internacional voltada ao estudo do estresse.
Ansiedade não é doença. Faz parte do nosso sistema de defesa e está projetada em quase todos os animais vertebrados.
Diante disto, verificamos que o YOGA, por meio de suas técnicas, minimizam a ansiedade, uma vez que não é benéfico eliminá-la de vez, em razão do próprio mecanismo natural de defesa do ser humano, há de se resgatar o EQUILÍBRIO emocional que, por sua vez, enseja na significativa diminuição dos níveis de ansiedade, trazendo ao praticante uma melhor qualidade de vida e sensação de bem-estar geral, culminando em saúde física, mental, emocional e espiritual.
Para tanto, Hatha-Yoga e Raja-Yoga (Meditação) são práticas excelentes para combater a ansiedade exacerbada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário